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Erros

    Perguntas Freqüentes
    atualizado em 18/09/2009
    Item atualizado: pergunta 54

    Cadastramento de Empresas (PDF)

    Erros

    1. Quais são os principais erros que ocorrem entre a transmissão e aceite de arquivos XML no SNGPC e como resolvê-los?

    Os principais erros são:

    1) ARQUIVO XML NÃO ADERENTE AO SCHEMA SNGPC ou APARECE UMA MENSAGEM EM INGLÊS

    Esse erro ocorre quando o RT faz a transmissão de um arquivo XML que não está de acordo com os padrões e regras exigidos pelo SNGPC. Dessa forma, o RT deverá entrar em contato com os desenvolvedores do software utilizado na farmácia. Informamos que os desenvolvedores desoftwares tem um espaço específico na página do SNGPC com os padrões e regras exigidos. Acesse o link:

     http://www.anvisa.gov.br/hotsite/sngpc/sistemas.asp


    2) O CPF INFORMADO NO XML NÃO CONFERE COM O CPF DO USUÁRIO LOGADO

    Quando ocorrer esse tipo de erro na transmissão do arquivo XML, significa que o CPF do farmacêutico informado no arquivo XML está diferente do CPF do RT associado para uso do SNGPC na empresa. Provavelmente ocorreu alguma troca de RT no SNGPC recentemente e não foi alterado o CPF no programa que geram os arquivos XML. Assim, o RT deverá procurar o auxílio técnico de informática para fazer alteração do CPF.


    3) A QUANTIDADE VENDIDA DO PRODUTO É MAIOR QUE A QUANTIDADE EM ESTOQUE.

    Quando ocorrer esse tipo de erro no status de transmissão da página do SNGPC, o RT deve fazer a conferência no inventário do SNGPC, verificando o MS/ DCB, lote e quantidade do medicamento/ insumo que apresentou erro. Nesses casos, o RT deverá corrigir o arquivo XML e transmiti-lo novamente. Por exemplo, o erro mais comum ocorre no registro do número de lote, onde há a troca o número zero “0” pela letra “O” ou vice-versa ou a troca de letra maiúscula por minúscula ou vice-versa.
    Nos casos em que se constatar divergência entre o estoque físico do estabelecimento e o virtual do SNGPC, o RT deverá finalizar o inventário para ajuste de estoque, conforme questão nº 16 do item Funcionalidades do SNGPC.


    4) ERRO DE CÁLCULO

    Quando ocorrer esse tipo de erro no de status de transmissão na página do SNGPC, o mesmo será corrigido pelo setor de informática da Anvisa. Dessa forma, o RT deverá entrar em contato com o 0800-642-9782 da Anvisa ou, por escrito, por meio do formulário FALE CONOSCO disponível em:
    http://www.anvisa.gov.br/institucional/faleconosco/FaleConosco.asp

    Nessas duas comunicações deverão ser informado o tipo do erro e o CNPJ da empresa. 


    5) ERRO DESCONHECIDO NA TENTATIVA DE VALIDAR AS DATAS DO ARQUIVO

    Esse erro aparece quando o RT envia o primeiro arquivo XML com data anterior ou do dia da confirmação do inventário no SNGPC. Por exemplo, se o RT abriu seu inventário no dia 03/01/2012 o primeiro arquivo XML a ser enviado  deverá ter data inicial obrigatória igual a 04/01/2012. Corrija, por favor, o arquivo XML e reenvie novamente.


    6) O MEDICAMENTO DE NÚMERO DE REGISTRO (X.XXXX.XXXX.XXX-X) NÃO FOI ENCONTRADO NA BASE DE DADOS DA ANVISA

    Quando ocorrer esse tipo de erro no status de transmissão na página do SNGPC significa que provavelmente o RT errou ao colocar o número de registro do medicamento. Confira o número correto com a caixa do medicamento ou no site da ANVISA no seguinte endereço:

    http://www7.anvisa.gov.br/datavisa/consulta_produto/Medicamentos/frmConsultaMedicamentos.asp


    2. Há outros tipos de erros que podem ser observados no manuseio do SNGPC?

    Sim. Esses erros estão listados abaixo com a respectiva solução:

    O INVENTÁRIO FOI FINALIZADO. AO CLICAR EM “ENTRADA DE INVENTÁRIO” E EM “INVENTÁRIO EXISTENTE”, O SISTEMA RECUPERA O INVENTÁRIO TODO DUPLICADO.

    Enquanto a área de informáticas da Anvisa, não corrigir essa falha, basta que o próprio RT exclua os itens duplicados, clicando na lixeirinha ao lado de cada item, antes da confirmação final do inventário.

    - O INVENTÁRIO FOI FINALIZADO. AO CLICAR EM “ENTRADA DE INVENTÁRIO” E EM “INVENTÁRIO EXISTENTE”, O SISTEMA NÃO RECUPERA MEU INVENTÁRIO ANTERIOR. APARECE APENAS UM INVENTÁRIO EM BRANCO, INFORMANDO QUE “NÃO FORAM LOCALIZADOS DADOS”.

    Provavelmente o RT clicou em “novo inventário” em algum momento anterior, consequentemente, o inventário existente não é recuperado pelo sistema. A única alternativa nessa situação é proceder novamente o cadastro de todos os medicamentos e/ou insumos, lote a lote para então confirmar novamente o inventário.

    - APARECE A MENSAGEM “O RESPONSÁVEL TÉCNICO NÃO FINALIZOU O INVENTÁRIO”

    Nesse caso faltou executar a seguinte etapa do procedimento da troca do responsável técnico:

    1. O Responsável Legal (RL) deve acessar ao SNGPC; e
    2. Na opção “associar responsável técnico”, o RL deverá indicar quem será o novo RT para envio das movimentações ao SNGPC.


    3. O número de lote do medicamento existente na caixa está diferente daquele existente na nota fiscal da Distribuidora, o que fazer? 

    Se o RT observou a divergência entre o número de lote registrado na embalagem do medicamento/insumo e aquele que consta na nota fiscal, antes do lançamento do produto no SNGPC, o mesmo deverá solicitar a correção da nota fiscal à distribuidora.

    No caso em que esse problema não foi detectado antes do lançamento, ou seja, o profissional deu entrada nos dados divergentes no SNGPC, o RT deverá, então, finalizar o inventário para ajuste de estoque.

    Observação: 
    O Farmacêutico Responsável Técnico da distribuidora deve assegurar a veracidade das informações existentes na nota fiscal emitida, a qual deve estar de acordo com os medicamentos que a acompanha. O Farmacêutico da drogaria ou farmácia deve entrar em contato com a distribuidora e exigir que essas não-conformidades não venham a ocorrer. Além disso, o RT deverá manter guardada a documentação/ registro dessa operação para fins de fiscalização.


    4. Confirmei o inventário, mas esqueci de lançar todos os medicamentos/ insumos e, além disso, informei alguns dados errados, o que devo fazer?

    O RT deverá finalizar o inventário utilizando a opção “Finalização para ajuste de inventário”, conforme descrito na questão nº 16 do item Funcionalidades do SNGPC.


    5. O certificado de escrituração digital está sendo gerado sem dados ou incorretos, o que devo fazer?

    Isso poderá acontecer por dois motivos: i) o RT cadastrou outro documento diferente do CRF no sistema de cadastro de empresa da Anvisa; ou ii) após a troca de RT não houve o peticionamento eletrônico para mudança dos dados no sistema de cadastro de empresa da Anvisa.  

    Para corrigir esse problema, o responsável da empresa deverá realizar um peticionamento eletrônico. Para dúvidas sobre a realização do peticionamento, consulte:http://www.anvisa.gov.br/servicos/atendimento/passo_peticionamento.htm


    6. Quais são os principais problemas que necessitam da ajuda de desenvolvedores de softwares em relação aos arquivos XML?

    Diversos erros nos arquivos XML têm sido detectados pela equipe de informática da Anvisa. Estes erros impedem a aceitação dos arquivos e geram re-trabalhos para o Farmacêutico Responsável Técnico e também para os Desenvolvedores de Softwares. 
    Citamos abaixo os erros mais comuns:

    • O arquivo XML está com tags incorretas, ou faltando algumas tags, ou com a estrutura incompatível, recomenda-se consultar o exemplo XML na página dos esquemas do SNGPC.

    • Cabeçalho faltando a linha (xmlns=“urn:sngpc-schema”) ou com o conteúdo incorreto (xmlns=“http://www.anvisa.gov.br/sngpc/schema”):

    Nesses casos deve-se corrigir o cabeçalho do arquivo colocando o conteúdo correto: xmlns=“urn:sngpc-schema”

    .• Arquivo enviado tem codificação UTF-8 ao invés de ANSI. O usuário recebe a mensagem “The data at the root level is invalid. Line 1, position 1”:

    Os desenvolvedores devem utilizar a codificação ANSI na geração dos arquivos XML.

    • Algum campo obrigatório não foi preenchido (em branco):

    Todos os campos devem ser preenchidos para a correta aceitação do arquivo.

    • Valores inválidos de órgãos expedidores dos documentos de identidade:

    Recomendamos a consulta à opção “Tipos Simples” na página dos esquemas
    XML do SNGPC para verificar quais órgãos expedidores são aceitos pelo sistema.

    • Número de registro MS do medicamento ou número DCB em formato incorreto:

    O registro do medicamento deve conter 13 dígitos numéricos e o código do insumo deve ter 5 dígitos numéricos. Não são permitidos espaços em branco nem caracteres especiais.




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